18/11/2024

Geral

Wellington visita fábrica da vacina Sputnik V em Brasília nesta terça-feira (02)

Dias quer trazer imunizantes para os piauienses e também para todos os brasileiros

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 02/03/2021, 14:49

O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou, nesta terça-feira (02), a fábrica da União Química, indústria responsável pela fabricação da vacina contra a Covid-19, Sputnik V, no Brasil. O compromisso teve a presença de representantes do Ministério da Saúde, Colégio de Procuradores, Câmara e Senado. Wellington, é Coordenador da temática vacina do Fórum Nacional de Governadores, e tem como objetivo trazer os imunizantes para o Piauí e para outros estados.

De acordo com o governador, a fábrica se comprometeu a entregar a documentação para autorização definitiva do imunizante, ainda nesta semana. “Foi feita a entrega do pedido de autorização emergencial para uso da Sputinik no Brasil no dia 15 de janeiro e como foi suspenso, eles apresentaram relatório com um conjunto de medidas e informações e esperam, nesta semana, concluir esta parte documental”, explica.

(Foto: Divulgação/Ccom)

Wellington ressalta que respeita as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O Governo Federal comprou 10 milhões de doses da vacina Sputinik, há a confirmação do Fundo Soberano Russo, que fez o contrato com a União Química e estas vacinas estão incluídas no cronograma de entrega para o Brasil nos meses de março e abril. Essas doses serão muito importante para completar a quantidade necessária para imunizar o grupo de maior risco”, declarou.

Segundo Dias, a entrega da documentação, com pedido de autorização para fase 3, iniciada no dia 29 dezembro no Brasil, já foi concluída, e agora estão sendo investigadas a segurança e eficácia dessa fase, que são pontos essenciais para autorização definitiva.

O representante do Ministério da Saúde, Airton Cascável, garantiu que toda vacina pronta autorizada pela Anvisa e disponível para entrega ao Brasil, vai ser comprada pelo ministério por meio do Plano Nacional de Imunização.

 

Com informações da Ccom

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM