01/01/2025

Geral

Empresários e representantes da classe artística fazem manifestação contra lockdown

O protesto aconteceu na Assembleia e no Karnak

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 03/03/2021, 14:38

Empresários, músicos e representantes da classe artística realizaram um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Estado cobrando flexibilização do decreto que limita o funcionamento dos setores do turismo, entretenimento e lazer. O ato aconteceu nesta quarta-feira (03).

Usando um sistema de som, os manifestantes tentaram provocar os deputados, no sentido de conseguirem intermediar uma conversa com o governador Wellington Dias (PT). Como a tática não deu certo, foi realizada uma carreata, com buzinaço, até o Palácio de Karnak.

Manifestantes em direção ao Palácio de Karnak (Vídeo: Teresina FM)

Eduardo Rufino, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), acredita que o lockdown pode ser evitado se o governo melhorar a estrutura da rede de saúde, como mais leitos de UTI e a contratação de mais profissionais de saúde, por exemplo. “Precisamos que eles não nos aterrorizem com esse fechamento”, declara Rufino.

Eduardo Rufino (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

No decreto publicado semana passada pelo governo do Estado, seguido pela prefeitura de Teresina, bares, restaurantes e casas de show, por exemplo, só podem funcionar até às 11h. Depois disso foi estipulado um toque de recolher. Os templos religiosos foram autorizados a funcionar, mas com 30% da capacidade.

Manifestantes em frente à Alepi (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia do Piauí (SINTSHOGASTRO/PI), Franklin Batista, argumenta que os estabelecimentos estão seguindo todos os protocolos que o Comitê de Operações Emergenciais (COE) determina: “Não é justo fechar os restaurantes e perdemos nossos empregos novamente. Estamos tratando do desemprego de mais de 2 mil pessoas, automaticamente, em um lockdown”.

Franklin também reclama da falta de reuniões com os órgão responsáveis para tratar do assunto:“ Nós temos tentado conversar com o governo do estado desde o início da pandemia”. O presidente pede que algum deputado possa intermediar uma conversa com o governador do estado.

Decreto 

O governador Wellington Dias (PT), anunciou, no dia 23 de fevereiro, toque de recolher em todo estado das 23h às 05h. A medida começou a valer a partir do dia 24 do mesmo mês. A decisão foi tomada para evitar a disseminação do coronavírus e um colapso na rede de saúde.

 

 

Por Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira 

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM