10/11/2024

Geral

Prefeitura de Teresina ainda vai avaliar requerimento de lockdown total aprovado pela Câmara

Quem garante é o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Marcelo Eulálio

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 18/03/2021, 14:03

A prefeitura de Teresina, contrariando determinações do governo do Estado, anunciou decreto municipal autorizando o funcionamento do comércio nesta sexta-feira (19). O prefeito Doutor Pessoa (MDB) tomou a decisão ontem à tarde, depois de reunião com representantes do secretariado. 

O decreto autoriza o funcionamento do comércio em geral por até 9 horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de sua região o horário de funcionamento. Ainda segundo o texto, os shoppings centers poderão funcionar para atendimento ao público de 12 às 20h na sexta-feira (19).

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Foto: Reprodução)

O executivo estadual, ainda no último final de semana, publicou decreto que endurece ainda mais as medidas restritivas para o combate à Covid-19. O documento autoriza o funcionamento do comércio apenas de segunda a quarta-feira e até às 20h; apenas as atividades consideradas essenciais (supermercados e farmácias, por exemplo) podem abrir as portas durante toda a semana. 

Para evitar a maior circulação de pessoas, o governo conseguiu, junto à Assembleia Legislativa, a aprovação da antecipação, para hoje, do feriado referente ao Dia do Piauí (comemorado no dia 19 de outubro). Também foi anunciado ponto facultativo para os órgãos do Estado nesta sexta-feira.

(Foto: Divulgação/Ascom Vereador Joaquim Caldas (MDB)

O executivo municipal promete analisar o requerimento aprovado pela Câmara Municipal, na sessão desta quarta-feira (17), pedindo um decreto de lockdown total durante 12 dias em Teresina.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (MDB), acredita que é preciso ter “cautela e celeridade” para tomar uma decisão nesse momento. “Para um lockdown geral nós temos que ter uma junção entre o poder municipal, poder estadual e poder federal”, pontua Jeová. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Marcelo Eulálio, explica que a prefeitura ainda não tem uma opinião formada sobre o assunto.

(Foto: Divulgação/ Ascom Dr Pessoa)

“Ainda não temos um juízo formado sobre isso, o que a gente tem é que medidas homeopáticas não são a solução. Não há dados científicos que apontem que o comércio é a causa do agravamento. O que existe é aglomeração, mas não causada pelo comércio, e sim pelo relaxamento das pessoas”, disse o secretário.

O requerimento foi proposta pelo vereador governista Joaquim Caldas (MDB). No total, 16 (dos 29 vereadores) parlamentares votaram a favor.

 

Por Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM