26/11/2024

Saúde

Anvisa autoriza uso de cilindro industrial para armazenar oxigênio usado em hospitais

Agência reguladora também simplificou processo de importação, aprovação e distribuição de medicamentos usados no chamado ‘kit entubação’ para o tratamento de pacientes graves da Covid-19.

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 20/03/2021, 15:35

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou uso de cilindros industriais para armazenar oxigênio hospitalar e uma série de outras medidas para evitar o desabastecimento do chamado kit entubação, usado no tratamento de pacientes graves da Covid-19.

As “medidas regulatórias emergenciais” foram anunciadas na sexta-feira (19) depois que entidades médicas alertaram para o risco da falta de medicamentos para entubação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Brasil.

Equipe de saúde cuida de paciente internado com Covid-19 na UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, no dia 17 de março. (Foto: Miguel Schincariol / AFP)

Na madrugada de sábado (20), pacientes internados em um hospital público de São Paulo precisaram ser transferidos por conta de problemas no fornecimento de oxigênio. A Secretaria de Saúde do estado disse que houve um atraso no abastecimento, mas que a oferta do insumo foi normalizada.

Veja quais são as medidas anunciadas pela Anvisa:

  • armazenamento de oxigênio medicinal em cilindros industriais
  • simplificação de registro dos medicamentos, através de notificação
  • agilização para distribuição de medicamentos injetáveis
  • importação temporária de medicamentos não regularizados

Com as decisões do órgão, além dos cilindros verdes, de uso hospitalar, passa a ser autorizado o uso dos cilindros industriais de cor cinza para o abastecimento do gás medicinal. Para isso, as empresas devem usar válvulas especiais, e limpar os equipamentos para eliminar a contaminação cruzada.

Fonte: G1

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM