A Cepisa e o GRECO deflagraram a primeira fase da Operação Recaída para combater o furto de energia elétrica. Em inspeção realizada numa indústria de […]
A Cepisa e o GRECO deflagraram a primeira fase da Operação Recaída para combater o furto de energia elétrica. Em inspeção realizada numa indústria de fabricação de sabão em Esperantina foi constatado furto de energia elétrica. Em Piracuruca, foi identificado o furto de energia numa cerâmica, que estava funcionando a plena carga. Mais o que mais chamou atenção foi um “gato” na penitenciária Irmão Guido, em Teresina, e na Casa de Albergado.
Os furtos de energia foram identificados pelos fiscais da Cepisa em vistoria aos locais informados. Os técnicos fizeram provas e acionaram a polícia, onde em vários casos autuaram os fraudadores em flagrante delito.
Segundo os técnicos da Cepisa acompanhados de policiais do Greco, identificaram desvio de energia na Penitenciária Regional de Teresina Irmão Guido. De acordo com a Cepisa/Equatorial, a ligação estava sendo feita direto na rede. O mesmo estava acontecendo também na Casa de Albergado.
De acordo com a inspeção, os dois conjuntos de medição instalados nas unidades foram violados e manipulados para burlar os registros de consumo.
Em Esperantina, as ferramentas utilizadas para realizar o furto foram esquecidas em cima do poste. O proprietário da Indústria, o ex-prefeito Lourival Bezerra, foi conduzido pelo Delegado e autoridades policiais presentes para a Delegacia do Município, onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto de energia. Ele pagou fiança de R$ 10 mil para ser liberado.
A prática do furto de energia elétrica traz prejuízo para a concessionária, para a coletividade, que arca com parte das perdas na tarifa, e para o estado, que não arrecada impostos para investir em saúde, educação e segurança.
Em Piracuruca, a Operação constatou de furto de energia em uma Cerâmica. O conjunto de medição instalado na unidade também foi violado para burlar os registros de consumo. O proprietário foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Piracuruca e está sendo autuado em flagrante pelo crime de furto de energia. A cerâmica estava funcionando à plena carga no momento da operação.