Cerca de 420 profissionais participaram da ação
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, nesta quinta-feira (15), que capacitou os profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades hospitalares públicas e privadas para a aplicação da vacina contra a gripe H1N1.
De acordo com a FMS, na zona urbana a imunização acontecerá em 51 salas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que não atendem casos de síndromes gripais, de segunda a sexta-feira pela manhã e tarde. Já na zona rural a campanha será executada pela equipe Estratégia Saúde da Família (ESF).
O público alvo dessa primeira etapa de vacinação é formado por crianças de 6 meses a 5 anos 9 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), população indígena e trabalhadores da saúde.
A capacitação teve a participação de aproximadamente 420 profissionais entre técnicos de enfermagem e enfermeiros do ESF e de salas de vacina, gerentes de enfermagem de hospitais públicos e privados.
“A capacitação foi realizada na modalidade online e presencial. Nesta campanha, serão vacinados inicialmente trabalhadores da saúde, crianças, gestantes e puérperas”, declara”, informa a coordenadora da vacina contra a influenza, da FMS, Adriana Sávia.