Ela também denúncia irregularidades na Maternidade Dona Evangelina Rosa
Teresa Brito, deputada estadual (PV) em entrevista a Teresina FM nesta terça-feira (18) denúncia irregularidades na gestão do governo do Piauí e desvio de dinheiro da Secretaria de Saúde, além das irregularidades dentro da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Quando questionada sobre a atuação do governo em relação Covid-19, ela afirma que o governo está com sistema de saúde desarrumado e precisando de infraestrutura. De acordo com ela, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na fiscalização que exerceu notou que os servidores dos hospitais de pequeno e grande porte estão com salários atrasados até 18 meses, situações precárias, falta de equipamentos e medicamentos.
A deputada informa que na Maternidade Dona Evangelina Rosa, a ala Covid-19 não foi totalmente isolada. Essa ala fica no mesmo corredor na UTI maternal e neonatal. “Algo seríssimo, que a vigilância sanitária tinha que ter visto, e até agora não viu”, completa. Além disso, denuncia que os mesmos equipamentos utilizados no tratamento da Covid-19 são compartilhados com as outras alas de outros hospitais, isso não acontece somente na maternidade.
Sobre essa situação hospitalar, ela informa que já fez requerimento, solicitando providências e vai entrar com uma ação contra o governador Wellington Dias e o secretário de saúde Florentino Neto. Sobre o secretário ela alega que ele não tem condições exercer tal função, já que não é da área da saúde.
Segundo a deputada, houve desvio de dinheiro da Secretaria de Saúde para fins políticos: “o que existe de lideranças politicas na região de Parnaíba que já fecharam com o secretário de saúde para deputado federal… Está sendo usado sim o dinheiro da saúde pública do Estado do Piauí em troca de apoio para o secretário Florentino Neto.” Ela reitera que está formulando um relatório fundamentado para formalizar essa denúncia ao Ministério Público para entrar com uma ação civil contra o governador e o secretário.
A respeito da instauração da CPI da Covid-19 aqui no Piauí, ela conta que a Assembleia Legislativa não sabe quanto veio para o Piauí para gastar com a Covid-19 e que isso deve ser investigado. Atualmente ela está buscando assinaturas na Assembleia e já arrecadou assinaturas dos deputados Marden Menezes (PSDB), Júlio Arcoverde (PP), B. Sá (PSB) e deputada Lucy Soares (PP).
Confira a entrevista na integra no Youtube.