Com a imunização dessas mulheres, busca-se reduzir o risco de mortalidade materna e infantil, partos prematuros e abortamentos
O governador Wellington Dias (PT), sancionou a lei que inclui grávidas, puérperas (mães de recém-nascidos) e que estão amamentando (lactantes) no grupo prioritário da vacina contra Covid- 19 no Piauí. A medida foi publicada na edição de sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado.
Agora, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deverá operacionalizar a lei, definindo, por exemplo, datas da imunização e marcas de vacina que podem ser aplicadas.
A proposta é do Deputado estadual Francisco Costa (PT), e foi aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 12 de maio. “Quero agradecer aos deputados e à Assembleia Legislativa por terem compreendido a importância desse projeto que apresentamos”, disse o parlamentar.
Com a imunização dessas mulheres, busca-se reduzir o risco de mortalidade materna e infantil, partos prematuros e abortamentos. Em 2020, no Piauí, 875 gestantes tiveram Covid-19. No ano passado, foram registradas 34 mortes maternas no estado, sendo seis causadas pela doença. Em 2021, dos sete óbitos maternos ocorridos até março, um foi por Covid.