Para tratar essa doença não existe” receita de bolo”
Jozêlda Duarte, gastroenterologista, concedeu uma entrevista ao JT1, da Teresina FM, nesta sexta-feira (28). No ao vivo ela falou sobre os riscos da obesidade e a importância do tratamento que deve ser feito a vida toda.
Sobre os riscos dessa doença, Jozêlda afirma que a obesidade gera outras doenças cardiovasculares graves, doenças metabólicas, e é também um fator de risco muito importante para causar o câncer.
Quando foi abordado sobre as formas de tratamento, a entrevistada frisa que é importante entender que não é um tratamento momentâneo, é pra vida toda, é uma mudança de estilo de vida, principalmente para os pacientes que possuem uma tendência a engordar. E os que preferem fazer a cirurgia bariátrica, após a cirurgia existe a possibilidade de voltar a ser obeso, se o estilo de vida não mudar.
Vale salientar que cada paciente deve receber um tratamento de acordo com suas individualidades. Existem casos em que a pessoa pode ficar até dois anos em observação dependendo da situação, para se recomendar uma cirurgia bariátrica.
A médica falou ainda que a obesidade é uma pandemia silenciosa e permitida, no qual tem fatores relacionados não só à alimentação, mas principalmente ao hábitos. “ É o sedentarismo, e a diminuição da prática de atividade física, associado a erros alimentares”, complementa.
A gastroenterologista comenta que esse quadro foi intensificado mais na pandemia do coronavírus, no qual as pessoas por estarem mais em casa, acabam por comer mais e diminuíram as atividades físicas.
Escute a entrevista completa abaixo:
https://soundcloud.com/teresinafm/jt1-28052021-jozelda-duarte-obesidade-morbida-e-a-profissao-do-gastroenterologista?utm_source=clipboard&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Fteresinafm%252Fjt1-28052021-jozelda-duarte-obesidade-morbida-e-a-profissao-do-gastroenterologista