A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocaram mais uma manifestação nesta […]
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocaram mais uma manifestação nesta quinta-feira (30) contra os cortes na educação e contra a reforma da Previdência. O movimento é engrossado pelos trabalhadores em Educação, do Sinte-PI, que cobram o pagamento do reajuste do piso nacional do Magistério.
O movimento acontece em 69 cidades do país. No Piauí, a manifestação acontece em Teresina nessa quinta-feira (30), a partir das 8 horas, na Praça da Liberdade. E em Picos, a partir das 7 horas, na Praça Félix Pacheco. Os estudantes, professores e demais trabalhadores se unem para ir às ruas.
Esses atos também convocam os trabalhadores de diversas categorias para uma greve geral no dia 14 de junho. No dia 15 de maio houve uma manifestação deste tipo no centro da cidade.
A direção do Sinte-PI alega que os cortes na educação prejudicam desde o ensino básico até a pós-graduação. “Vão faltar recursos para a compra de moveis, equipamentos e capacitação de servidores e professores, até mesmo para o pagamento das contas de água e luz. Esses cortes inviabilizam os investimentos na educação”, argumento o Sindicato.