O Senador Osmar Aziz convocou nove governadores para prestarem esclarecimentos à Comissão
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) não proíba o depoimento de governadores no colegiado. No mês passado, 18 gestores estaduais protocolaram ação na Corte que questiona a convocação. Nove deles foram chamados pela comissão a prestar esclarecimentos sobre a aplicação das verbas recebidas da União para o combate à pandemia.
“Espero que não haja interferência de nenhum outro poder no trabalho que estamos realizando na CPI”, enfatizou Aziz.. “Os governadores estão falando que a ida deles à CPI é inconstitucional e pedem ao Supremo que mudem de convocação para convite”, acrescentou. Com a troca, o governador chamado deixa de ser testemunha, que tem a obrigação de dizer a verdade, para ser convidado, o que pode atrapalhar as investigações.
De acordo com o senador, a convocação de gestores é importante para a apuração. “Em relação ao governador do Amazonas (Wilson Lima, PSC), a convocação é explicada pela falta de oxigênio e o caos vivido no início do ano, mas o plano é convocar os governadores que foram alvo da operação da Polícia Federal para explicar o que acontece”, destacou.