Essa é uma boa alternativa para empresas que tiveram suas receitas comprometidas pelas consequências da pandemia da Covid
Muitas empresas não sabem, mas podem recuperar, via Receita Federal, impostos que foram cobrados de forma indevida. O consultor em gestão de tributos de contabilidade aplicada, Luciano Menezes, falou sobre o assunto em entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta quarta-feira (09).
Não é raro que impostos tenham sido recolhidos em valores maiores do que o correto. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam. Luciano ressalta que isso acontece devido a complexidade das leis tributarias, que podem tornar difícil a compreensão.
Ele explica que recuperar esses tributos é uma boa alternativa para empresas que tiveram suas receitas comprometidas pelas consequências da pandemia da Covid-19.“Essas empresas tem dinheiro internamente, mas não sabem que tem”, diz.
Nas empresas optantes pelo Lucro Real, uma forma de pagar tributos, têm direito, por exemplo, a recuperação do PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) não cumulativo, com base na lei de número 10.833, de 29 de dezembro de 2003, que dá direito a crédito sobre despesas.
“Para vocês entenderem, somente o quarto item da lei, pode gerar crédito para essas empresas entre 0,5% e 1,5% sobre o faturamento bruto dos últimos cinco anos”, explica.
De acordo com o consultor, para identificar e recuperar o PIS e Cofins não cumulativos, é necessário apenas uma procuração com acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Com essa procuração, a assessoria contratada para fazer o trabalho terá acesso ao site e poderá ver todas as despesas que a companhia tomou crédito, nos últimos cinco anos, e todas as despesas que não tomou crédito, e que poderiam gerar créditos sobre PIS e Cofins não cumulativos.
Diversos tributos podem ser restituídos no processo de recuperação tributária. Para isso, Luciano recomenda que a empresa tenha uma reunião com seus contadores sobre o assunto, e também tenham uma assessoria coerente e confiável.
Escute a entrevista na íntegra e entenda mais sobre o assunto:
https://soundcloud.com/teresinafm/jt2-09062021-luciano-menezes-recuperacao-tributaria?utm_source=clipboard&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Fteresinafm%252Fjt2-09062021-luciano-menezes-recuperacao-tributaria