Os atendimentos vão iniciar na próxima segunda-feira (21)
Inicialmente, o Centro tem como objetivo atender pessoas com sequelas decorrentes da Covid-19. Essa medida é determinada pelo Ministério da Saúde, que recomenda que os serviços de reabilitação sejam oferecidos como retaguarda para atendimento aos usuários pós-internação originados pela Covid-19.
Entre as funções do CER-II, vai ser realizado diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.
Ele vai ser o principal centro de referência para a rede de atenção à Saúde no território Serra da Capivara, que é composto por 18 municípios e possui cerca de 140.738 habitantes. Destes, aproximadamente 51.888 possuem alguma deficiência.
“Este centro faz parte de toda uma rede de reabilitação do estado. O CER-II é de alta complexidade e já inaugura garantindo o atendimento para reabilitação pós-Covid, mas aqui trabalharemos com deficiências visual e física, garantindo assistência para 18 cidades. O objetivo é descentralizar os serviços para que as pessoas não precisem se deslocar até Teresina”, completa o governador.
Nas obras de construção do CER-II de São João do Piauí, foram investido mais de R$3,5 milhões, recursos oriundos do Ministério da Saúde e Tesouro Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Também foram aplicados na obra recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias.