Deverão ser disponibilizados absorventes higiênicos conforme a demanda de cada estudante
O deputado estadual, Dr. Hélio (PL) apresentou, nesta última quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), indicativo de Projeto de Lei (PL) para instituir o Projeto Dignidade Íntima Feminina nas escolas públicas do Piauí. O obejtivo do projeto é fornecer absorventes e outros produtos de higiene íntima para estudantes do sexo feminino nas escolas da rede pública estadual.
De acordo com o documento, a PL visa proporcionar o acesso a produtos de higiene às estudantes das escolas, a fim de evitar a evasão escolar, prevenir doenças em decorrência do uso prolongado do absorvente higiênico, conscientizar a comunidade escolar da necessidade das práticas de higiene e saúde das estudantes mulheres, além de enfrentar a pobreza menstrual que afeta as estudantes das escolas.
“O projeto baseia-se nas necessidades enfrentadas pelas estudantes das escolas estaduais, buscando evitar constrangimentos para as mulheres que não têm condições financeiras de comprar material íntimo de higiene e, por conta disso, acabam utilizando materiais prejudiciais à saúde ou evadindo-se da escola, prejudicando o seu ano letivo. A distribuição de absorventes às estudantes promove uma política voltada à saúde da criança e/ou adolescente, promovendo o melhoramento da estrutura escolar, bem como o desenvolvimento de políticas de cidadania”, reforça Dr. Hélio.