A campanha de vacinação começou em 1° de maio e termina em 30 de junho
A campanha de vacinação contra febre aftosa em bovinos iniciou-se no dia 1° de maio e termina amanhã, na quarta-feira (30). Mas até agora o índice de vacinação não chegou a 50% no estado, e isso preocupa as autoridades do setor, pois com baixo status de vacinação, os produtos bovinos ficam mais baratos.
Preocupados com o baixo índice de vacinação, o deputado João Madson (MDB) e o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, convocaram todos os criadores do estado a vacinarem o seu rebanho.
“Nós estamos muito preocupados com o índice de vacinação contra a aftosa, até porque não chegamos aos 50% de vacinação no Piauí, e nós já estamos no final do período de vacinação. Então nós queríamos o empenho de todos os criadores e de todos aqueles que se preocupam com o agro, que possam vacinar o seu rebanho”, completa Madson.
Como destaca o presidente da APCZ, a ausência da vacinação influencia no preço final da carne, pois sem o selo de livre da aftosa, pode impossibilitar os produtos de entrarem em outros estados e, consequentemente, o valor dos animais diminui, o que afeta negativamente os pequenos e médios produtores.
A campanha deste ano teve o dobro de tempo em comparação com anos anteriores, mas mesmo assim os criadores de animais não aderiram à vacinação. “Precisamos correr contra o tempo e por isso convoco todos os criadores que vacinem seus animais e certifiquem logo em seguida para que possamos continuar avançando na erradicação da febre aftosa ”, acrescenta André Nogueira.