Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão no município de Parnaíba e em estabelecimento prisional na cidade de Altos
Reportagem de Luciano Coelho
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (1º), a Operação Dionísio II com a finalidade de reprimir ação de facções criminosas que disputam território de venda de drogas no litoral piauiense. Foram cumprido mandados em Parnaíba e até em um presídio em Altos.
As investigações apontaram ações de tráfico ilícito de entorpecentes, homicídios, roubos, furtos, porte e comércio ilegal de arma de fogo. Os criminosos chamaram essas ações correlacionadas de Projeto Piauí.
Durante a investigação, foram colacionados elementos da relação dos criminosos com aproximadamente 40 casos de assassinatos relacionados à disputa pelo estabelecimento das facções em Parnaíba, por meio do uso da força e de ameaças àqueles que resistissem à facção.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão no município de Parnaíba e em estabelecimento prisional na cidade de Altos, além de outras medidas cautelares determinadas pelo Juiz titular da 2.ª Vara Criminal em Parnaíba. E até o momento foram apreendidas drogas, arma, munição e foi realizada uma prisão em flagrante.
Foram empregados 35 policiais federais, incluindo integrantes do Grupo de Pronta Intervenção da PF/MA, além do apoio das equipes do Canil da Polícia Militar do Piauí.
A Operação foi denominada “Dionísio” em referência à mitologia grega, cuja entidade divina tinha o poder de criar drogas poderosas capazes de gerar perigo e o caos.