O segundo semestre de 2021 vai ser sobrecarregado para alunos e professores
Reportagem de Luciano Coelho
As escolas públicas devem realizar uma espécie de intensivo no segundo semestre de 2021 para cumprir a carga horária e o conteúdo para os alunos, de forma a recuperar a matéria de 2020 e iniciar o conteúdo do ano letivo de 2021. Segundo o Conselho Estadual de Educação, serão necessárias atividades nas escolas e fora da escola.
O vice-presidente do Conselho de Educação, Antônio José Medeiros, em entrevista à Teresina FM 91,9, disse que até agora apenas 17 municípios entregaram um relatório com o plano de recuperar da educação dos alunos. Ele afirmou ainda que 105 municípios não têm conselho de Educação. E ainda estão encerrando o ano letivo de 2020 e não têm condições de fazer um ensino remoto por falta de investimentos em equipamentos e informática.
O conselho apurou ainda que 70 municípios não fizeram nenhuma atividade de ensino, a não ser distribuir merenda. E esses devem apresentar um relatório. As aulas devem ser repostas e cumprir a carga horária com o conteúdo previsto para cada série. “No segundo semestre vai ser mais sobrecarregado para alunos e para professores, porque tem que recuperar o ano de 2020 e passar o conteúdo de 2021. Tem que recuperar o conteúdo e melhorar a qualidade do ensino”, destacou Antônio José Medeiros.
Ainda foi abordado o caso das cidades onde houve mudança da administração. Essas tiveram mais dificuldades. Onde houve a continuidade da administração facilitou os objetivos da educação. “Mas houve um prejuízo na qualidade do ensino depois da pandemia”, finalizou o conselheiro da educação.