Para cuidar-se não existe fórmula, é a prática constante de bons hábitos
Cronologicamente, aqui no Brasil, a pessoa é considerada idosa a partir dos 60 anos. No entanto, de acordo com Ricardo Quirino, Médico geriatra, o que classifica um idoso é a sua funcionalidade, que aos 30 anos já pode está afetada, de acordo com os hábitos individuais
Durante a entrevista no JT1 da Teresina FM, desta sexta-feira (09), o médico entrevistado informou que as pessoas que perdem sono rotineiramente, possuem maus hábitos alimentares e não praticam atividades físicas, acabam por deteriorar sua saúde e, como consequência, envelhecem precocemente.
“Mas evidentemente, a idade cronológica não quer dizer o quanto ele é funcional (capacidade de realizar suas atividades sozinho). A gente vê pessoas de 70 anos que parecem que tem 40, e uns de 45 anos todo travado, que parece que tem 70 anos”, explica Ricardo.
O geriatra ressalta também que envelhecer não é sinônimo de acumular doenças e tomar remédios. Pelo contrário, se o cuidado consigo mesmo começa ainda cedo, é possível envelhecer com saúde.