24/11/2024

Cidades

Tribunal de Contas fiscaliza a imunização contra Covid-19 em municípios do Piauí

O TCE-PI observou uma melhoria significativa na atualização dos dados

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 19/07/2021, 15:07

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), através da Comissão Covid-19, realizou, nesta última semana, inspeções in loco em alguns municípios com objetivo de verificar a observância de critérios técnicos e legais, visando a efetividade da execução dos planos de vacinação.

De acordo com TCE, foram constatados quais municípios apresentaram baixo percentual de vacinas aplicadas, falha ocasionada pelo lançamento tardio de dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). 

Foto: Divulgação/ TCE-PI

Geysa Elane Sá, uma das coordenadoras da comissão, explica que essa situação é problemática. “Se a pessoa não está no sistema, corre-se o risco, por exemplo, dela conseguir uma terceira dose da vacina em outro município” , pontua.

Algumas cidades foram selecionadas como amostra para verificação do local de vacinação, dentre elas, Batalha, São José do Divino, Milton Brandão, Gilbués, Colônia do Gurguéia e Corrente. Durante as inspeções, foram identificados problemas como inserção manual das informações, falta de pessoal para os lançamentos no sistema, dificuldades no acesso à internet, entre outros.

Foto: Divulgação/ TCE-PI

No entanto, apesar dos problemas identificados, o TCE-PI observou uma melhoria significativa na atualização dos dados. De acordo com o painel, Gilbués, por exemplo, tinha lançado apenas 52% das doses recebidas, antes da realização da inspeção. Após as diligências, aumentou o percentual de primeira dose aplicada para 86,58%.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM