A Sesapi informa que as orientações de vacinação para esse público serão liberadas aos municípios nas próximas horas
Adolescentes com idade entre 12 e 18 anos que possuem comorbidades específicas vão se vacinar contra Covid-19 no estado do Piauí. A informação foi divulgada pela secretaria de saúde do Piauí (Sesapi).
“Estamos voltando às aulas com professores vacinados e esse grupo com deficiência e comorbidade ficaria de fora. São crianças que necessitam da escola como meio educacional, convivência social e estimulação”, afirma Florentino Neto, secretário de saúde, sobre a imunização destes jovens e crianças, que oferecem maior segurança às famílias para o retorno às aulas.
O imunizante utilizado nesta nova etapa vai ser o da Pfizer, pois é a única que pode ser aplicada em menores de 18 anos no Brasil de acordo com a Anvisa. Para receber o imunizante é necessário a apresentação do laudo médico no ato.
A vacinação dos adolescentes de 12 a 18 anos vai entrar na cota de 30% das vacinas destinadas no Piauí às pessoas com comorbidades e que estão relacionadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) como prioritárias para a imunização contra a Covid-19. É necessário apresentação do laudo médico no ato da vacinação.