As lactantes foram inseridas nos grupos de vacinação contra a doença após resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as lactantes foram inseridas nos grupos de vacinação contra a Covid-19 após resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).
“É uma vitória a inserção dessas mulheres na vacinação do Piauí, sabemos da luta desse grupo e trabalhamos junto com a CIB para essa aprovação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
A Sesapi iniciou na sexta-feira (23) o envio aos municípios de doses de vacinas para a imunização desse grupo. No entanto, essas mulheres só poderão se vacinar com imunizantes do Butantan (CoronaVac) e da Pfizer.
Além disso, de acordo com a recomendação da Organização Mundial Saúde (OMS), lactantes que forem vacinados contra a covid-19 não precisam interromper a amamentação materna por conta do imunizante, visto que não há evidências de riscos para a saúde do bebê.
“São consideradas lactantes, segundo o caderno de alimentação infantil do Ministério da Saúde, mulheres que amamentam bebês de 0 a 24 meses, podendo ser até mais. Ficando a critério do município estabelecer a prioridade para vacinação sendo comorbidades ou período de amamentação do mais recente para o mais tardio”, explica a coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro.