25/09/2024
Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Geral

Wellington apresenta proposta de redução de CO2 no Nordeste aos EUA

Presidente do Consórcio Nordeste representou os nove estados da região em reunião virtual com o enviado americano John Kerry

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 31/07/2021, 15:41

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), apresentou uma proposta de redução de CO2 na atmosfera e demais danos que impactam nas mudanças climáticas ao enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, em uma reunião virtual na sexta- feira (30) com governadores de diversos estados.

Foto: Roberta Aline/ Secom Divulgação

Dias apresentou a proposta dos nove estados da região, que se baseia no combate ao desmatamento, educação ambiental e reflorestamento.

“No Nordeste a nossa meta no projeto apresentado é coleta de sementes de plantas nativas por famílias que vivem em áreas de preservação, para plantação de 45 milhões de árvores. Assim teremos condições de ampliar a captura de CO2”, explicou o governador.

Foto: Roberta Aline/ Divulgação

O reflorestamento proposto possibilita a captura anual de 285 mil toneladas de CO2 da atmosfera, conforme cálculos de especialistas. A carteira de projetos apresentada pelas cinco regiões do Brasil requer um investimento de US $300 milhões. Esse recurso deve ser fornecido através de uma articulação com o governo americano e outros órgãos internacionais

O projeto Ativos Verdes do Brasil prevê a recuperação de florestas em todos os biomas, entre eles Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. As propostas foram bem recebidas pelo governo americano, que indicou um representante para dialogar com os secretários estaduais de meio-ambiente e formatar os projetos a serem implementados.

“Vamos agregar estas propostas em outras maiores, passando para os Estados Unidos a ideia de união, articulação com os estados. Temos um fórum de secretários de meio-ambiente e desde o início a equipe de John Kerry está recebendo bem o que apresentamos”, avaliou a secretária de Estado do Meio-Ambiente, Sádia Castro.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM