O mês de agosto é o mês do aleitamento materno e é chamado de Agosto Dourado
Muitas mamães, quando começam a amamentar sentem muita dificuldade e acabam por adquirir fissura mamilar, que são feridas no mamilo. Muitas mães, mesmo com esse problema acabam por permanecer na amamentação. Mas isso pode ser arriscado.
De acordo com Kalynne Matos, fisioterapeuta e consultora em aleitamento, não é normal a mulher durante a amamentação passar a obter fissuras. Ela deve buscar ajuda e não deve insistir. As informações sobre o tema foram dadas em entrevista ao JT1 da Teresina FM 91,9, na manhã desta terça-feira (3).
A entrevistada chama atenção para a importância de buscar ajuda em casos como este, além de prevenir uma possível infecção nela e transferir para o bebê.
“Essa fissura mamilar pode se agravar. A mulher pode perder tecido, um pedaço do bico do seio. E uma ferida é uma porta de entrada para bactérias, que podem gerar infecções na mama. Se a mulher está com o peito machucado, ela deve procurar ajuda. Ela tem que fazer um tratamento adequado”, complementa a Kalynny.
E dentre as alternativas, a mulher pode recorrer ao banco de leite, retornar à maternidade onde ela teve o bebê, ou ir a uma consultoria de aleitamento materno, para receber ajuda de um especialista nesta situação.