Pelo menos 20 alunas da Unidade Escolar Otávio Falcão, situada na cidade de Porto, distante 183 Km de Teresina, sofreram uma espécie de surto psicológico […]
Pelo menos 20 alunas da Unidade Escolar Otávio Falcão, situada na cidade de Porto, distante 183 Km de Teresina, sofreram uma espécie de surto psicológico na escola. O caso aconteceu nessa segunda-feira (10) enquanto as estudantes assistiam aulas.
As meninas, que possuem idades entre 14 e 15 anos, tiveram que ser atendidas no hospital da cidade. O delegado Renato Pinheiro, titular da Delegacia de Porto,informou que, a princípio, não vai abrir inquérito para investigar o caso.
Ele conversou com a direção de escola na manhã desta terça-feira (11) e disse que não há indícios de que as meninas tenham sido dopadas ou envenenadas.
O delegado conta que as estudantes sofreram crises simultâneas, apresentando sudorese, pressão baixa, palidez, coração acelerado e choravam muito. Algumas delas, já faziam tratamento psicológico e eram atendidas regularmente no hospital da cidade por sofreram distúrbios como depressão e síndrome do pânico.
“As alunas estavam numa sala e começaram a passar mal. Daí, alunas de outra turma também ficaram nervosas e passaram mal junto com elas”, disse o delegado. Na escola há uma especulação de que o “surto coletivo” tenha causas espirituais.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que vai apurar os fatos que ocasionaram a internação das alunas.
Em nota, a Seduc descarta qualquer forma de intoxicação, seja ela alimentar ou por ingestão da água disponível na escola. A secretaria garante que irá enviar uma equipe multiprofissional para fazer uma avaliação completa da situação e descobrir as possíveis causas da ocorrência.