Coronel Rubens Pereira frisou que precisa da interação das polícias com o Ministério Público e a Justiça
O Secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, informou em entrevista à Teresina FM 91,9 que foi composta a Câmara de Segurança Pública do Nordeste e foram definidos eixos de trabalho para atuarem de forma conjunta no combate a violência e a criminalidade na região. O Piauí vai fazer o gerenciamento de riscos e também em relação ao sistema prisional. O principal problema apontado pelos secretários de Segurança foi a migração das facções da região Sudeste que passaram a atuar ativamente na região Nordeste.
Os eixos de trabalho prioritários também foram definidos para o Ceará que fará a coordenação de Inteligência e o estado de Sergipe que ficou com as boas práticas da segurança pública. “Estamos discutindo nesse momento esses eixos que foram elaborados para discutirmos os problemas comuns a todos os estados e enfrentar o que definimos como prioridade”, frisou o secretário à Teresina FM.
Rubens Pereira afirmou que a atuação das facções têm atormentado os secretários de segurança. Houve uma migração das facções do Sudeste para o Nordeste e é preciso uma coordenação eficiente no sentido de combater essas facções.
“Estamos atuando com o trabalho de inteligência, de investigação. Atuamos com a autorização do Judiciário para termos os mandados de busca e apreensão e os de prisão contra os lideres dessas facções. Este ano já fizemos cinco operações e mais de 90 prisões de lideranças e de pessoas ligadas as essas quadrilhas”, assinalou o secretário.