Com um sorriso no rosto, uniformes dos times e faixas nas mãos, alunos de 13 escolas, de responsabilidade da 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), […]
Com um sorriso no rosto, uniformes dos times e faixas nas mãos, alunos de 13 escolas, de responsabilidade da 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desfilaram durante a solenidade de abertura da segunda etapa das seletivas dos Jogos Escolares Piauienses (Jepeps), na manhã desta terça-feira (11).
O início desta segunda etapa da 14ª edição dos Jepeps, conhecida como regional, contou com a presença da Comissão Organizadora dos jogos e da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e foi realizada na quadra da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina.
Logo após a cerimônia de abertura, com direito a juramento dos alunos pela paz nas escolas durante os jogos e apresentação de dança, os times da Unidade Escolar Lourdes Rebelo e Unidade Escolar Gervásio Costa disputaram a primeira partida de futsal em quadra.
A diretora Mirlane Ramos, a gestora anfitriã, observa a grande mobilização dos jovens nessa época dos jogos. “Hoje é um momento de grande emoção por todas as escolas estarem presentes. Eles se empolgam demais, se organizam mesmo, porque nós sabemos que temos que associar o esporte ao aprendizado deles”, declaram.
A segunda etapa dos Jepeps é realizada em todas as regionais da Seduc após a classificação dos times que disputaram a primeira fase, denominada interclasse, que compreende disputas entre turmas de cada escola, organizadas interinamente. Agora, as equipes selecionadas disputam a fase infantil e infanto das quatro modalidades coletivas e nove modalidades individuais previstas no regulamento dos jogos.
Classificados para a segunda etapa dos jogos, os alunos do Colégio da Polícia Militar, que já têm um histórico de sucesso nos Jepeps, estão preparados para as próximas disputas. “Desde o ano passado, classificamos os dois times de voleibol, o masculino e feminino, chegamos nas finais do futsal masculino e feminino também. Nós vamos levar para as quadras a alegria e o empenho deles para tentar a classificação para a próxima fase”, diz o professor de Educação Física, Erivelton Sampaio.
Fica claro que os alunos veem nos Jepeps a oportunidade de se revelar novos talentos no esporte e também na sala de aula, isso porque um dos critérios para a participação dos jogos é o boletim com notas azuis. “Os Jepeps são como uma vitrine para nós mostrarmos nossas aptidões por meio do esporte”, diz Helen Mayara, aluna da 2ª série do Ensino Médio.
Após a fala dos alunos, pode-se concluir que o objetivo maior dos Jogos Escolares está se concretizando. “Nosso intuito maior não é a competição em si. É a parte social, educativa. Nosso objetivo maior é incentivar a participação dos jovens e assim aumentar o número de campeonatos, para que nosso esporte possa se desenvolver não só na capital, mas também no interior”, fala Fernando Kirinus, diretor de desporto escolar Fundespi.
A etapa regional, que começa nesta semana em todas as GREs, de norte a sul do estado, vai até o dia 30 de junho. As equipes e atletas classificados vão representar a rede de ensino pública estadual nos Jogos Escolares Piauienses/JEPs 2019, organizados pela Fundespi, que também conta com a participação de unidades de ensino federais e privadas. “A expectativa é muito boa. As equipes estão muito empolgadas e temos muitas inscrições”, relata o professor Walberto Miranda, técnico de Educação Física da 20ª GRE.
Na seletiva das Gerências serão realizados jogos nas seguintes modalidades e categorias:
Categoria Infantil: 12 a 14 anos
-Modalidades Coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol
-Modalidades Individuais: Atletismo, Badminton, Ciclismo, GR, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez.
Categoria Infanto: 15 a 17 anos
-Modalidades Coletivas: Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol
-Modalidades Individuais: Atletismo, Badminton, Ciclismo, GR, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez e Vôlei de Praia.