O processo de seleção para conselheiro do TCE-PI pode ir parar no Judiciário
Os deputados que ocupavam os cargos de secretários deixaram as pastas e retomaram as atividades no Legislativo. O deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT), já tinha deixado a Secretaria de Turismo e voltou para a seu mandato na Assembleia.
Agora, os deputados Zé Santana (MDB), que ocupava a Secretaria de Assistência Social; e Wilson Brandão (Progressistas), que estava na Secretaria da Mineração, também retomaram os mandatos e desalojaram os suplentes que estavam na Casa.
Os deputados retornaram ao legislativo porque estão disputando a vaga de conselheiro do TCE-PI em eleição que acontece no dia 17 de setembro no plenário da Assembleia. A deputada Flora Isabel (PT) também disputa a vaga.
O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), defendeu que os deputados que são candidatos se abstenham de votar nessa eleição para conselheiro. A proposta de Themístocles está sendo analisada pela mesa diretora e será levada a discussão no plenário da Casa.
Se os deputados que são candidatos não votarem, como são dez candidatos, sendo desses 4 deputados, todos teriam a mesma condição. Senão, os parlamentares já teriam cada um, um voto, enquanto os demais partiriam do zero. Mas a proposta desagradou boa parte dos deputados e já se cogita levar o caso para a Justiça.