Na Série D, 4 de Julho é derrotado pelo Penarol (AM) no jogo de ida da segunda fase; Piauí retoma a liderança da Série B estadual
Matéria de Eric Souza
O futebol piauiense contou com mais um final de semana recheado de bons jogos pelas Séries C e D nacionais e pela Segundona estadual. Teve o Altos escapando do rebaixamento, derrota do 4 de Julho pelo placar mínimo no Amazonas e o Piauí vencendo com autoridade para reassumir a ponta da tabela. Confira o resumo de todas as partidas:
Brasileirão Série C
Santa Cruz (PE) 0 x 1 Altos
No Estádio do Arruda, em Recife, o Santa Cruz (PE) precisava vencer para manter vivo o sonho de se manter na Terceira Divisão. Entretanto, o Altos também se via ameaçado pelo fantasma do rebaixamento e não estava disposto a ceder nenhum ponto. Após um primeiro tempo de amplo domínio do Santinha, que finalizou oito vezes ao gol, o clube piauiense abriu o placar na segunda etapa, graças a uma pancada de fora da área do lateral Tiaguinho. Desesperado, o Tricolor tentou chegar ao empate, mas não conseguiu furar a defesa do Altos antes do término da partida.
Com a vitória, o Altos garantiu a permanência na Série C por mais uma temporada, além de ainda apresentar chances de classificação para a próxima fase. O Santa Cruz, por outro lado, só não foi rebaixado neste domingo porque Floresta e Tombense empataram sem gols. Para evitar o descenso, o clube pernambucano precisa vencer as duas últimas partidas e torcer contra Floresta e Jacuipense, 8° e 9° colocados, respectivamente.
Próximo jogo – 17ª rodada (18/09)
Altos x Paysandu (PA) (Estádio Albertão, 17h)
Brasileirão Série D
Penarol (AM) 1 x 0 4 de Julho
No jogo de ida da segunda fase, o 4 de Julho viajou à cidade de Itacoatiara, região metropolitana de Manaus, para enfrentar o Penarol (AM). As duas equipes travaram um duelo bastante equilibrado, com boas atuações de ambos os goleiros. Contudo, a equipe amazonense saiu na frente aos 6 minutos do segundo tempo. O centroavante Wallace roubou a bola do volante colorado Rômulo no campo de defesa e estufou as redes do goleiro Jailson.
O Gavião Colorado ainda teve uma chance no finalzinho da segunda etapa, aos 39 minutos, com o atacante Vieira, mas desperdiçou. A derrota pelo placar mínimo obriga o 4 de Julho a vencer o adversário por dois gols de diferença, em Piripiri, para avançar de forma direta às oitavas. Caso vença por apenas um gol de vantagem, a vaga será decidida nas grandes penalidades. Nova derrota ou empate por qualquer placar classifica o Penarol.
Próximo jogo – 2ª fase, jogo de volta (18/09)
4 de Julho x Penarol (AM) (Arena Ytacoatiara, 16h)
Campeonato Piauiense – Série B
Piauí 3 x 0 Cori-Sabbá
Na abertura da 4a rodada da Segundona estadual, o Piauí recebeu o Cori-Sabbá no Albertão e não tomou conhecimento do rival: goleou a equipe de Floriano por 3 a 0, com dois gols do camisa 7 Biel. O marcador foi inaugurado por Levi, ainda no primeiro tempo, e ampliado na segunda etapa. A vitória elástica rendeu ao Piauizão Vibrante a volta à liderança da Série B, ultrapassando o Oeirense no saldo de gols (4 a 3). Já a Águia estacionou na terceira colocação, com cinco pontos conquistados.
Comercial 1 x 2 Oeirense
O Deusdeth de Melo, em Campo Maior, foi mais uma vez palco de uma partida eletrizante. Bastaram apenas nove segundos para o Cachorro Louco inaugurar o placar com Caíque, aproveitando falha no pontapé inicial do time da casa. Oito minutos depois, Rhuann fez o segundo e estabeleceu-se como artilheiro isolado da competição, com 4 gols anotados. O Comercial descontou apenas no segundo tempo, quando Ikson converteu uma cobrança de pênalti. No final do confronto, três expulsões (duas para o Oeirense e uma para o Bode). Mesmo com a vitória, a equipe de Oeiras teve de se contentar com a vice-liderança, ficando a um gol de distância do Piauí na tabela.
Timon 1 x 0 Caiçara
O desfecho da rodada ocorreu nesta segunda-feira (13), no Albertão, entre o então lanterna Timon e o Caiçara, que buscava colar no G-2. Quem levou a melhor, porém, foi o Soberano, que venceu por 1 a 0 com gol de Vitinho na segunda etapa e deixou a última colocação. Diante do resultado, os dois times ficaram empatados na tabela, ambos com quatro pontos. O novo lanterna é o Comercial, rival do Alvirrubro de Campo Maior, que até agora somou apenas três pontos.
Próximos jogos – 5ª rodada (15/09 – 16/09)
Cori-Sabbá x Comercial (Estádio Tibério Nunes, 15/09, 16h)
Caiçara x Piauí (Estádio Deusdeth de Melo, 16/09, 15h45)
Oeirense x Timon (Estádio Gerson Campos, 16/09, 16h)