Homem, cuja amostra foi analisada pela UFRJ, não esteve no Piauí; Sesapi ainda investiga caso de paciente de Picos
A Fiocruz confirmou um caso de infecção pela variante Delta por um piauiense que atualmente reside no estado do Rio de Janeiro. Não se trata, portanto, do mesmo caso notificado pelo Ministério da Saúde como sendo do Piauí.
De acordo com a coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Amélia Costa, a amostra foi coletada no estado do Rio de Janeiro e analisada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Ele não esteve no Piauí e não houve nenhuma amostra desse paciente enviada pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI). Com isso, até o momento não há confirmação da variante Delta no estado do Piauí por meio de exame laboratorial”, esclarece.
A Sesapi investiga uma suspeita de infecção pela variante Delta de um paciente, que veio a óbito, no último sábado (11), no Hospital Regional de Picos. O homem de 72 anos viajou para São Paulo no dia 12 de agosto e retornou a Picos, em um ônibus clandestino, no dia 24 do mesmo mês. A amostra será encaminhada esta semana para a Fiocruz em Recife, e o resultado levará pelo menos 45 dias para ser divulgado.
“Estamos esperando também os resultados de cem amostras que tiveram alteração em sua carga viral e foram enviadas a mais ou menos um mês para a Fiocruz do Rio de Janeiro, onde será feito o sequenciamento genético. No entanto, ainda não recebemos nenhuma confirmação por parte do laboratório de caso da variante Delta no Piauí”, reforça Amélia Costa.