28/11/2024

Saúde

Mais de 800 doses de lote suspenso da Coronavac foram aplicadas em Teresina

Segundo a FMS, administração das doses foi interrompida logo após ofício do Ministério da Saúde; Butantan atesta qualidade da vacina

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 17/09/2021, 07:45

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta quinta-feira (16) que 867 doses da vacina Coronavac, pertencentes ao lote L20216038, suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início deste mês, foram aplicadas em Teresina entre 30 de julho e 1º de setembro.

Ao lado de outros 24 lotes, as 12 milhões de doses oriundas da empresa chinesa Sinovac foram produzidas em fábrica não inspecionada e aprovada por agências reguladoras internacionais, o que levou a Anvisa a interditar a aplicação dos imunizantes.

Assim que o Ministério da Saúde expediu ofício circular, em 4 de setembro, determinando a interdição cautelar dos lotes da Coronavac, dentre eles o administrado na capital do Piauí, as doses em questão foram removidas dos locais de vacinação geridos pela FMS antes de qualquer outra ser aplicada.

Doses de lote suspenso do imunizante foram aplicadas em Teresina antes de interdição da Anvisa (Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP)

De acordo com a fundação, as pessoas vacinadas com esse lote específico devem concluir o esquema vacinal, na data indicada em seus cartões de vacinação e com o mesmo imunizante da 1ª dose, ou seja, a Coronavac.

Outro lote suspenso pela Anvisa, identificado como 202107101H, chegou a Teresina na quantidade de 11.920 doses. Entretanto, as vacinas deste lote não foram administradas na capital e foram devolvidas à Sesapi.

Por fim, a FMS salientou que o Instituto Butantan, parceiro da Sinovac no desenvolvimento e produção do imunizante, garante a qualidade das doses suspensas e a segurança da referida vacina para a população.

Confira a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina, por meio da Coordenação de Imunização da Campanha de Vacinação contra COVID-19, informa que foram administradas 867 doses da vacina CORONAVAC (L202106038) entre as datas 30.07 e 01.09.2021 e que posterior ao uso foi publicado em 04.09.2021, pelo Ministério da Saúde, Oficio circular Nº 31/021/SECOVID/GAB/SECOVID/MS que determinou a interdição cautelar proibindo o seguimento da distribuição e utilização desse lote de imunizantes, que envasados em um local de fabricação ainda não autorizados pela ANVISA, tão logo publicado esse ofício pelo Ministério da Saúde o referido lote, foi removido dos locais de vacinação geridos pela FMS e nenhuma dose foi administrada após a suspensão. 

As pessoas vacinadas com esse lote devem concluir os seus esquemas vacinais, na data aprazada em seus cartões de vacina com o imunizante do mesmo laboratório com os lotes liberados pela ANVISA e disponibilizados nos pontos de vacinação.

O mesmo ofício faz referência ao lote 202107101H do qual a FMS recebeu 11.920 doses, as vacinas deste lote não foram utilizadas e permaneceram retidas na rede de frio, tendo sido devolvidas a SESAPI.

Esclarecemos que o Instituto BUTANTAN noticiou em seu site que alertou a ANVISA por “extrema precaução” tendo atestado a qualidade das doses que foram suspensas e que o próprio instituto garante que o imunizante é seguro para a população.

A FMS aguarda atualizações no processo de análise dos lotes pela ANVISA, conforme Nota Informativa Nº 187/2021- CGPNI/DEIDT/SVS/MS e qualquer outra orientação destinada aos vacinados com esse lote serão amplamente divulgadas na mídia e tomadas as medidas cabíveis.

A FMS tem seguido todas as NOTAS TÉCNICAS, medidas cautelares e orientações do Ministério da Saúde na execução da Campanha de Imunização contra a COVID-19.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM