Decisão do Fórum dos Governadores contraria orientação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga
O coordenador do tema “vacina” no Fórum dos Governadores do Brasil, governador Wellington Dias, anunciou que os estados vão manter a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adolescentes com e sem comorbidades. A decisão contraria a nota do Ministério da Saúde, que suspendeu a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
“O Fórum dos Governadores do Brasil tem uma meta importante: Mais vacinas para salvar vidas. Assim, tomamos a decisão de seguir a orientação da ciência e, de acordo com a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê de Cientistas do Nordeste, estamos trabalhando para vacinar o público abaixo de 18 anos”, declarou Dias.
Sobre a sequência da imunização, o governador esclareceu que o primeiro grupo atendido será o de 17 anos com deficiência permanente. Em seguida, virão os que possuem comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e, por fim, todos com mais de 12 anos. “Salvar vidas segue sendo nossa prioridade”, salientou.
A decisão foi anunciada em meio à recente determinação do Ministério da Saúde, que deseja restringir a vacinação para grupos prioritários entre crianças e adolescentes.