Para alcançar o esquema vacinal completo é necessário tomar as duas doses das vacinas, que necessitam do reforço, ou o imunizante de dose única
O Piauí já alcançou a marca de 3.032.789 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas, de acordo com os dados do Sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (SIS- PNI). Os números mostram que o estado registrou 1.000.272 milhões de pessoas com seu esquema vacinal completo.
Para alcançar o esquema vacinal completo é necessário tomar as duas doses das vacinas, que necessitam do reforço, ou o imunizante de dose única. O SIS-PNI é o sistema oficial de cadastramento da população que foi vacinada, onde são inseridas todas as informações da pessoa que recebeu o imunizante.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esclareceu o motivo da diferença nos números coletados pelo Vacinômetro e pelo SI-PI. “Criamos o Vacinômetro para facilitar o acesso à informação sobre as vacinas a nossa população, uma vez que devido a sobrecarga de informações os dados do SI-PNI,as vezes, não ficam disponíveis, porém este é o mecanismo oficial de registro de dados dos vacinados”, explica o superintendente de Atenção à Saúde de Municípios, Herlon Guimarães.
Segundo o Vacinômetro, o Piauí apresenta 60.46% da população já vacinada com a primeira dose e 29.05% com o seu esquema vacinal completo. “Se analisarmos os números de pessoas que já tomaram a primeira dose, com relação aos que foram vacinados com as duas doses e dose única, podemos perceber, que quase 50% desse total já estão completando o seu processo de imunização”, detalha o superintendente.