A secretaria prevê um amplo retorno da comunidade estudantil às escolas entre outubro e novembro
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) afirmou que a vacinação de adolescentes reforça o retorno seguro às aulas presenciais. Na cidade de Porto do Piauí, por exemplo, estudantes da faixa etária dos 14 aos 16 anos de idade foram imunizados nesta semana com a 1ª dose da vacina da farmacêutica Pfizer.
Para o secretário Ellen Gera, a imunização dos profissionais da educação também contribuiu bastante para a melhora no cenário do ensino presencial no Piauí.
“Iniciamos o mês de agosto com mais de 76 mil profissionais tendo iniciado seu processo de vacinação, pelo menos com a primeira dose ou até, em alguns casos, já com a segunda dose ou com a vacina única. Isso criou um clima de confiança maior no ambiente educacional e também nos números, que nos dão mais segurança no retorno ao ambiente escolar”, relatou.
Entretanto, o gestor reforçou que a pandemia ainda não acabou e, desse modo, se faz necessário manter todos os cuidados de prevenção à Covid-19. Salientou ainda que o Centro de Operações Emergenciais (COE) liberou o ambiente escolar mediante uma estratégia de rodízio, levando uma parte menor de estudantes e profissionais para o local de ensino.
“Esperamos que entre outubro e novembro já tenhamos um número bem maior da comunidade estudantil de volta à escola, que é o local correto do processo educacional”, completou o secretário.
O governador Wellington Dias, por sua vez, ressaltou que o Piauí deve avançar na vacinação de crianças e adolescentes até os 12 anos de idade, o que trará ainda mais segurança ao retorno presencial das aulas.
“Nossa missão é proteger crianças e adolescentes. A ciência diz que é possível vaciná-las, dentro do público de 17 aos 12 anos de idade, dentre eles pessoas com deficiência e com comorbidades. Então, nosso objetivo é garantir segurança para todos”, concluiu Dias.