Ao todo, 785 adolescentes receberam a dose do imunizante; não houve registro de reações adversas
O município de Dom Inocêncio do Piauí concluiu a vacinação com a primeira dose do público entre 12 e 17 anos no dia 1º de setembro. No total, 785 integrantes dessa faixa etária foram imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde e devem voltar para receber a segunda dose e, assim, completar o esquema vacinal.
De acordo com o secretário de Saúde, Fernande Filho, nenhum efeito adverso foi registrado após a administração da vacina. As únicas reações monitoradas consistiram nas comuns, que já são de conhecimento público: febre, calafrios e dor no local da aplicação da seringa. Reforçou ainda que a população se engajou na campanha, com os pais acompanhando os filhos no momento da vacinação.
Fernando salientou que, à época da imunização, a orientação do Ministério da Saúde era de que mesmo os adolescentes sem comorbidades fossem vacinados, exclusivamente com doses da Pfizer/BioNTech. Não existia divergência entre a pasta federal e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a respeito desse tema em específico, até o dia 16 de setembro, quando o ministro Marcelo Queiroga determinou a exclusão dos jovens entre 12 e 17 anos do público vacinável.
No entanto, tal decisão não afetou a imunização desse público em Dom Inocêncio, que já havia sido finalizada duas semanas antes. “Estamos acompanhando estudos que indicam a vacina da Pfizer a crianças entre 5 e 11 anos e fazendo um levantamento do grupo em questão no nosso município. Assim que o Ministério der o aval, iniciaremos também a vacinar essa faixa etária”, afirmou o secretário.
Covid-19: 39 municípios do Piauí já estão vacinando adolescentes – Teresina FM 91,9
Ministério da Saúde exclui adolescentes sem comorbidades do público vacinável – Teresina FM 91,9
Consórcio Nordeste orienta manter a vacinação dos adolescentes – Teresina FM 91,9