28/11/2024

Saúde

Sesapi realizará mais de 5 mil cirurgias de catarata até o fim deste ano

Até o mês de setembro, 3 mil piauienses foram beneficiados com os mutirões de cirurgias realizados em seis municípios

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 23/09/2021, 10:31

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará 5.419 procedimentos cirúrgicos de catarata através dos mutirões de cirurgias eletivas. Até o mês de setembro, 3.204 pessoas já foram beneficiadas com a ação.

As cirurgias são realizadas de norte a sul do estado e têm o foco de proporcionar qualidade de vida para 8.623 piauienses. “Depois de um ano difícil, no qual não pudemos realizar este tipo de procedimento, conseguimos retomar as cirurgias ainda no mês de julho e vamos levar até o final do ano para todos os territórios de saúde”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Pacientes aguardam em mutirão de cirurgia realizado pela secretaria (Foto: Divulgação/Sesapi)

Já foram realizadas cirurgias nos hospitais das cidades de Piripiri, Cocal, Parnaíba, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Os procedimentos atenderam tanto os morados dos municípios como os residentes nas cidades que compõem os territórios de saúde.

“Estes procedimentos, além de levar assistência médica de alta qualidade para pessoas de todo o estado, desafoga a rede de saúde e ajuda a reduzir a fila de espera da regulação”, destaca o gestor.

Estão previstos ainda para este ano mutirões de cirurgias nos seguintes municípios: Campo Maior, Esperantina, Luzilândia, Uruçuí e Canto do Buriti (outubro); Floriano, Oeiras e Demerval Lobão (novembro); Picos, Valença e Água Branca (dezembro).

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos dos mutirões da Sesapi, os pacientes precisam procurar a secretaria municipal de Saúde de sua cidade, por onde serão avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem, na qual farão exames para determinar a necessidade ou não de cirurgia.

“Nesta primeira fase, as vagas são destinadas às pessoas de 60 anos ou mais que estão inseridas na regulação. Porém, aqueles que apresentam algum problema de saúde na visão podem procurar a secretaria de seu município e se informar sobre a triagem, já que as vagas foram pactuadas por regiões de saúde”, explica a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM