Os remédios são destinados a pacientes com psoríase, doença de Parkinson, artrite e lúpus
A Farmácia do Povo anunciou nesta sexta-feira (24) a regularização do abastecimento de 12 medicamentos de componentes especializados. São medicamentos que atendem pacientes com patologias como psoríase, doença de Parkinson, artrite, lúpus, entre outras.
As medicações já estão disponíveis para entrega aos pacientes cadastrados na Farmácia. São elas: acitretina (25 mg), amantadina (100 mg), atorvastantina (20 mg), ciclosporina (50 mg), hidroxiureia (500 mg), mesalazina (800mg), pancreatina (25.000 UI), sulfassalazina (500 mg), topiramato (100 mg), vigabatrina (500 mg) e metotrexato (2,5 ml).
Outra medicação disponível é o ácido ursodesoxicólico (Ursecol) para pacientes com doenças hepáticas, doada pela médica gastroenterologista Jozelda Duarte. “A colestase é uma medicação fundamental para pacientes com doenças de fígado, principalmente nas vias biliares, que precisam do seu auxílio no processo de drenagem”, explicou.
A diretora da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, afirmou que 7.200 comprimidos foram doados pelo Laboratório Zambon à médica. “A Jozelda, que trabalha na especialidade, recebeu uma doação do laboratório e gentilmente nos fez esta doação, regularizando o fornecimento para os pacientes cadastrados na Farmácia”, contou.
Para receber as medicações, é necessário que o paciente esteja com o processo ativo, devendo dirigir-se com documentação pessoal à Farmácia do Povo. Os pacientes serão atendidos sem agendamento prévio. Em Teresina, a Farmácia do Povo funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, à rua David Caldas, 398, Centro.
No interior, os atendimentos são feitos nas unidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente, que vão disponibilizar as medicações a partir da próxima semana.