Quem não não acatar a determinação estará sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos
Incêndios vêm consumindo, nas últimas semanas, grande parte das áreas de mata e floresta no Piauí, causando inúmeros prejuízos para o meio ambiente e colocando vidas em perigo.
Com a intenção de diminuir a quantidade de focos de incêndios, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) publicou portaria que proíbe a queima controlada em todo o Estado. A medida já está em vigor e será válida até 30 de novembro. Quem não não acatar a determinação estará sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos.
Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informam que o Piauí é o terceiro estado do Brasil em número de focos de incêndios, considerando somente o mês de setembro, e o quinto do país considerando os meses de janeiro a agosto deste ano.
“Os números mostram aquilo que estamos vendo na prática, a maioria dos municípios do Sul do Estado estão se desdobrando para apagar os incêndios que a todo instante aparecem em diversos lugares. Eles são provocados pelo homem, fruto de nossas práticas culturais da queima do lixo, da retirada do mel e da queima de áreas para o plantio. Precisamos mudar essas atitudes para o bem de todos”, destacou Sadia Castro, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
A Semar ainda destacou que a proibição da queima controlada poderá ser prorrogada se as condições climáticas e meteorológicas apresentarem circunstâncias desfavoráveis para o emprego das chamas.
Ministério declara situação de emergência em São Raimundo Nonato