Contrabandistas que havia furtado um navio cargueiro no ano passado foram localizados em Piauí, no Maranhão e no Pará
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação Bucaneiro, com o intuito de investigar organização criminosa responsável por furtar um navio cargueiro apreendido, em agosto do ano passado, no município de Cajueiro da Praia, a 396 km de Teresina.
De acordo com o órgão, o barco estava ancorado no porto do Trapiche, em Luís Correia, sob a supervisão da Marinha brasileira, após sua apreensão. Em dezembro do mesmo ano, contrabandistas de Abaetetuba (PA) invadiram o porto a fim de realizar o roubo do veículo. Com o apoio de barqueiros do município litorâneo, retiraram as cordas e âncoras e assumiram o controle do navio, deslocando-se em seguida de volta ao Pará.
Entretanto, por razões desconhecidas, o barco foi abandonado pelos criminosos em Tutóia (MA). Neste ano, a Polícia Federal contou com um efetivo de 40 agentes para cumprirem nove mandados de busca e apreensão nas cidades mencionadas, além da capital paraense. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado, previstos no Código Penal.
Segundo a PF, o nome da operação faz referência aos piratas originários dos portos caribenhos que, durante os séculos XVI e XVII, atacavam navios e cidades espanholas no Caribe e na América Central.