Strans esclareceu que a ferramenta está em fase de teste e que não tem o objetivo de multar
Um novo equipamento de videomonitoramento, chamado de totem, foi instalado na avenida Miguel Rosa, zona Norte de Teresina. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), o objetivo é melhorar a segurança do trânsito da capital.
O aparelho mede aproximadamente quatro metros de altura e está no cruzamento com a rua Quintino Bocaiúva e Miguel Rosa. A Strans esclareceu que a ferramenta está em fase de teste e que não tem o objetivo de multar.
“O totem não é um radar fixo, mas sim um equipamento que propiciará mais qualidade ao trânsito, pois servirá como meio de prevenção e educação”, informou o superintendente da Strans, major Cláudio Pessoa.
Conforme a Strans, o equipamento, que utiliza câmeras de alta qualidade, possibilita o reconhecimento facial a longas distâncias e é capaz de identificar placas de veículos em até 80 km/h . Além do reconhecimento facial, o totem auxiliará os condutores que se envolvem em ocorrências.
“O totem dispõe de um botão do pânico, que pode ser acionado para atendimento em casos de acidentes de trânsito e assaltos”, disse. O dispositivo terá função educativa e preventiva.