O levantamento foi feito pelo instituto PoderData, que testou quatro cenários de intenção de voto
Uma pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto PoderData (do grupo Poder360) mostra que, se a eleição para governador do Piauí fosse hoje, o médico Silvio Mendes (PSDB) e o secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles (PT), iriam para o segundo turno. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (20).
O PoderData colocou em teste quatro cenários e, no principal, o tucano aparece liderando a disputa virtual, com 31% das intenções de voto; logo em seguida vem Fonteles (25% das intenções). Com esses números, a disputa iria ao 2º turno.
A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) e Gessy Fonseca (PSC) também aparecem no levantamento. A parlamentar, especulada como vice de Silvio em 2022, aparece em 3° lugar, com 10% de preferência, e a secretária de Economia Solidária de Teresina ficou na quarta colocação, com apenas 3% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2 mil entrevistas, em 113 municípios do Piauí, de 13 a 15 de outubro de 2021.
O instituto ainda testou um cenário que apresenta Rafael Fonteles como candidato apoiado pelo ex-presidente Lula (PT) contra algum candidato da base do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Neste caso, mencionando os nomes de Lula e Bolsonaro, o petista aparece com larga vantagem: 68% contra 17%.
Com informações do site Poder360