A matéria é de autoria das oposicionistas Lucy Soares (Progressistas) e Teresa Britto (PV)
O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o indicativo de lei que visa instituir, em âmbito de estado, um auxílio financeiro para a aquisição de gás de cozinha. A votação aconteceu nesta terça-feira (9).
A matéria é de autoria das oposicionistas Lucy Soares (Progressistas) e Teresa Britto (PV). Agora, a proposta se transforma em projeto de lei e deve passar por duas votações novamente em plenário para conseguir aprovação e partir para a análise do governador Wellington Dias (PT), que vai decidir se a transforma em lei ou não.
O público-alvo são as famílias que se encontram, devido à pandemia da Covid-19, em situação de vulnerabilidade financeira. O valor proposto para o auxílio é o mesmo do gás de cozinha (GLP), ou seja, poderá ser reajustado se houver aumento no valor do produto por parte da Petrobras.
No Piauí o GLP para revenda, em botijão de 13 quilos (o mais usado por clientes residenciais), já chegou aos R$ 105. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).