A ideia é aumentar automaticamente a nota dos que pretendem ingressar na Uespi
O deputado estadual João de Deus (PT) quer que, no Piauí, alunos tenham maior vantagem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O petista apresentou um projeto de lei propondo um acréscimo de 10% na nota dos estudantes que fizerem os três anos de ensino médio em escolas públicas ou privadas do estado e prestem vestibular para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Segundo João de Deus, “a implantação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) representou a democratização e a ampliação do acesso às universidades. No entanto, ao permitir a concorrência para qualquer instituição de ensino superior que participe do sistema, muitos residentes têm deixado de conseguir ocupar vagas em cursos próximos da sua região”.
Outro argumento do deputado é que as universidades regionais estão deixando de atingir o objetivo de levar conhecimento para as regiões às quais houve a sua expansão. Segundo ele, quando estudantes de outras regiões ou estados assumem as vagas que seriam para moradores da própria localidade, parte do projeto de instalação do campus se perde.
A matéria foi lida no expediente da sessão plenária da última terça-feira (16) e segue para análise das comissões técnicas.
Com informações da Alepi