Severo Barros era um dos grandes responsáveis por manter a tradição da festa dos Reis
Severo de Sousa Barros, mais conhecido como Mestre Severo, faleceu na manhã desta segunda-feira (29), aos 83 anos. Ele era um dos maiores responsáveis pela manutenção da cultura da festa dos Reis no Piauí.
Mestre Severo liderava o grupo “Reisado do Piauí” em Teresina; foram mais de 60 anos dedicados ao reisado. Recebeu, inclusive, o prêmio de Patrimônio Vivo do Estado em outubro deste ano.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou em suas redes sociais uma nota de pesar “lamentando profundamente a partida” do mestre.
“O legado de suas ações culturais sempre nos mostrará a importância de manter vivas nossas tradições. Gratidão por toda contribuição e dedicação à Cultura!”, conclui a nota, que ainda estende condolências à família, amigos e admiradores do falecido.
Ver essa foto no Instagram
O período do reisado acontece entre os dias 31 de dezembro a 6 de janeiro. A festa consiste em um grupo de pessoas mascaradas que passam de porta em porta entoando musicas alegres acompanhadas por instrumentos musicais como sanfonas e triângulos. Alguns dos personagens representados são a Caipora, o Lobisomem e o Cabeça de Fogo.