Certame ocorre neste domingo (9) e no próximo (16); candidatos podem ganhar direito à remissão de pena
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) de 2021 ocorrerá neste domingo (9). No total, 1.090 detentos do sistema prisional e socioeducativo do Piauí estão inscritos no certame.
No decorrer do ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), realizou seis revisões de preparação em diversas unidades prisionais do estado, incluindo Teresina.
De acordo com Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (UEMTEC) da Seduc, um dos direitos reservados aos candidatos que obtiverem bom desempenho no exame é a remissão da pena: a cada 450 pontos somados, há redução de 100 dias no prazo da condenação.
“Nós visitamos as penitenciárias em todo o estado do Piauí para reforçar a aprendizagem dos reeducandos. Dessa forma, eles têm a oportunidade de fazer o Enem para remissão de pena e, além disso, melhorar sua escolaridade”, declarou a gestora.
A nível nacional, mais de 54,2 mil candidatos farão as provas do Enem PPL, cujo segundo dia está marcado para o próximo domingo (16).
No primeiro dia, os estudantes terão cinco horas e trinta minutos para a realização das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília), e terminará às 19h.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas Tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá início às 13h30 e se encerrará às 18h30, com cinco horas de duração.
A aplicação do Enem PPL também seguirá protocolos de prevenção à covid-19. O uso de máscaras de proteção será obrigatório e frascos de álcool em gel serão fornecidos pela organização da prova.
As unidades prisionais e/ou socioeducativas deverão higienizar as salas, bem como proporcionar uma boa circulação de ar, além de possibilitar o distanciamento entre os participantes.
Com informações da Secretaria de Educação e Agência Brasil