Secretario de Saúde também comentou sobre a vacinação de crianças
O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, garantiu nesta segunda-feira (10) que o estado ainda não registrou casos de “flurona”, termo que se refere a contaminação dupla por Covid-19 e influenza.
“Não tivemos casos registrados ainda. Nosso Lacen e a Vigilância epidemiológica estão atentos “, informou o gestor em entrevista à imprensa. De acordo com ele, o sistema de vigilância em saúde está em atenção para identificar casos de forma mais rápida.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), o Piauí registrou 69 casos positivos para H3N2 e a morte de uma senhora de 72 anos pela doença. Diante disso, o governo estadual recomenda que a população mantenha os protocolos de biossegurança usados para a Covid-19, a fim de mitigar a disseminação do vírus da Influenza.
Na ocasião, o secretário também falou sobre a vacinação contra covid-19 de crianças de 01 a 11 anos. O Piauí espera vacinar 331.432 pessoas nesta faixa etária. “Estamos esperando apenas a pauta de distribuição. Devemos receber a primeira remessa no dia 13 ou 14”, pontuou.
A vacina da Pfizer para este público será aplicada em duas etapas, com intervalo de oito semanas. O frasco da vacina para crianças terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.