Nesta quinta-feira (11) a 3ª edição do Quinta Sinfônica, da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), apresenta a Sinfonia nº 04 do compositor alemão Johannes Brahms. […]
Nesta quinta-feira (11) a 3ª edição do Quinta Sinfônica, da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), apresenta a Sinfonia nº 04 do compositor alemão Johannes Brahms. A apresentação tem início às 20h, no Palácio da Música, com entrada gratuita e terá a regência do maestro Aurélio Melo.
A Quinta Sinfônica consiste em concertos totalmente eruditos às segundas e quintas-feiras de cada mês, no Palácio da Música, sempre às 20h e com entrada franca. O objetivo é apresentar uma sinfonia diferente por mês, possibilitando que a população aumente seu conhecimento sobre o repertório erudito, ouvindo sinfonias dos mais diversos compositores de diferentes gerações e estilos.
Brahms é um dos mais destacados compositores do romantismo musical europeu do século XIX, considerado pelo pianista e professor Hans von Bülow um dos pilares da música clássica, formando com Bach e Beethoven o tripé “três Bs”. O artista dedicou-se a quase todos os gêneros e, para muitos, foi o sucessor de Beethoven, além de ser um continuador da obra de Schubert e contribuir para a divulgação da música de Bach, quando esta ainda não era muito valorizada.
A OST é mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina com a ajuda da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo o cuidado de transpor as melodias de grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.