As medidas foram divulgadas hoje (01)
O governo do Piauí publicou, nesta terça-feira (01), decreto proibindo a realização de eventos, shows e festas que gerem aglomerações, em especial festas pré-carnavalescas ou carnavalescas, incluindo desfile de escolas de samba e blocos de carnaval. Confira aqui o decreto na integra.
As medidas levam em consideração o alto índice de contaminação por Covid-19 e síndromes gripais. Segundo a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a FioCruz, a taxa de positividade para o novo coronavírus pelo exame RT-PCR subiu de 16,66% para 31,5% na última semana epidemiológica, o que representa um aumento de 89% de uma semana para outra.
O decreto considerou ainda que alguns territórios de saúde já estão apresentando taxas de 100% de ocupação em leitos de UTI, com dificuldades para expansão dos leitos em razão do adoecimento dos profissionais de saúde e da escassez de insumos.
De acordo com as determinações, o poder público não poderá promover, financiar ou apoiar festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, em especial festas pré-carnavalescas ou carnavalescas, incluindo desfile de escolas de samba e blocos de carnaval