A promotora de Justiça, Carmelina Maria Mendes de Moura, tomará posse no cargo de procuradora-geral de Justiça do estado do Piauí, para o biênio 2019-2021 […]
A promotora de Justiça, Carmelina Maria Mendes de Moura, tomará posse no cargo de procuradora-geral de Justiça do estado do Piauí, para o biênio 2019-2021 hoje (12). A cerimônia será realizada a partir das 19 horas, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22), na Avenida João XXIII, 1460, bairro dos Noivos, em Teresina.
Carmelina Moura foi nomeada pelo governador Wellington Dias (PT) depois de ter conquistado o primeiro lugar da lista tríplice formada por meio de eleição entre os membros do Ministério Público.
De um total de 162 procuradores e promotores de Justiça, 102 votaram na candidata. Carmelina é a terceira mulher a ocupar o cargo de chefia do Ministério Público do Piauí.
A Procuradoria-Geral é um órgão da administração superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais do Ministério Público. A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do MP estadual. É o procurador-geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.
Carmelina Maria Mendes de Moura é piauiense, natural de Teresina. graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialista em Direito Processual pela UFPI/ESAPI.