Nas outras partidas do domingo, Altos perde diante do Globo no Nordestão; Flu-PI e Cori-Sabbá saem vitoriosos no Piauiense
O Galo Doido é supercampeão do Brasil! Em uma disputa eletrizante com o Flamengo, vice-campeão brasileiro, o Atlético-MG faturou a taça inédita nas grandes penalidades, após inacreditáveis 24 cobranças, e completou a fileira de títulos nacionais: Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa.
O duelo, realizado neste domingo (20) na Arena Pantanal, em Cuiabá, teve um domínio rubro-negro em ambas as etapas do tempo regulamentar, mas foi o Atlético quem saiu na frente com o meia-atacante Nacho Fernández, que aproveitou rebote de Hugo Souza na área e mandou para as redes.
A virada do Flamengo foi construída por Gabigol, também oportunista dentro da área, e Bruno Henrique, que fez bonito e encobriu o goleiro atleticano Everson. Porém, uma bombaça de Hulk deixou tudo igual, e a finalíssima teve de ser levada aos pênaltis.
Tanto Galo quanto Rubro-Negro converteram suas cinco primeiras cobranças, até que uma sequência de erros deixou incrédulos os torcedores e os amantes do futebol: Guga, Everson, Mariano e Godín para o clube mineiro; Arão, Matheuzinho, Fabrício Bruno e Hugo Souza para o time carioca.
Nas penalidades alternadas, Hulk estufou as redes mais uma vez, o que não ocorreu com Vitinho: o chute do atacante flamenguista foi defendido por Everson, que sacramentou o primeiro título de Supercopa para o Atlético.
O Globo Futebol Clube ainda não havia vencido no Nordestão. Em cinco partidas, acumulava dois empates e três derrotas. Seja justo ou injusto, quis o destino que os primeiros três pontos da equipe potiguar fossem conquistados justamente em cima do representante do Piauí na competição.
Neste domingo, o Jacaré viajou a Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, para reencontrar um antigo conhecido: em 2020, o Alviverde eliminara o mesmo adversário, na pré-Copa do Nordeste, e avançara à fase final do torneio regional, disputada no ano seguinte.
Entretanto, o resultado não se repetiu em 2022. Pelo contrário: após falha individual do zagueiro Mimica, o meia Hiltinho, ex-4 de Julho, rolou a bola para o centroavante Rômulo, que não titubeou e furou as redes do Altos, marcando o único gol da partida.
Agradecido ao clube piauiense, o Globo saltou uma posição e agora se encontra na sexta colocação do Grupo A, com cinco pontos, a dois de adentrar o G-4. Falando na zona de classificação às quartas, quem saiu dela foi precisamente o Altos, mas no Grupo B: o Jacaré tem o mesmo número de pontos do Bahia (7), quarto colocado, mas possui saldo de gols inferior (+1 a +4).
Altos x Sport Recife (Lindolfo Monteiro, 4ª rodada, 27/02, 18h)
Globo x Sousa-PB (Marizão, 7ª rodada, 06/03, horário a definir)
Déjà-vu? O Fluminense-PI repetiu, no segundo turno, o exato placar com o qual venceu o rival Flamengo-PI no primeiro turno. É a segunda goleada consecutiva do Vaqueiro, que já havia derrotado o Parnahyba por 5 a 0 na rodada anterior.
Mário Sérgio, sempre ele, o artilheiro do Brasil na atual temporada com 12 gols, deixou dois neste domingo no Lindolfo Monteiro. Ramon e Tarcísio completaram o resultado elástico e aumentaram a confortável vantagem do Tricolor na liderança, com 22 pontos, a seis do vice-líder 4 de Julho.
É a sétima vitória do Flu-PI no Estadual, que caminha a passos largos para carimbar sua vaga nas semifinais do torneio, bem como desponta como principal candidato ao título desta edição.
Não é o caso do Fla-PI, que amarga a sexta derrota seguida e não consegue deixar a lanterna do campeonato, com apenas um ponto conquistado. Caso não inicie uma reação imediata, as probabilidades de rebaixamento à Série B seguirão crescendo rodada após rodada.
No Tiberão, o Cori-Sabbá surpreendeu a todos que apostaram em mais uma vitória tranquila do River-PI. Ainda que tenha saído atrás no marcador, a Águia de Floriano buscou a virada e quebrou uma série de insucessos no Piauiense.
Após várias tentativas, defendidas com muito empenho pelo goleiro alvinegro Mateus, o Galo do Piauí finalmente furou a defesa do Cori com um toque de classe de Marciano. Na volta do intervalo, porém, o recém-chegado Maxwell desviou cruzamento do time adversário contra o próprio patrimônio e igualou o placar.
Perto do fim da partida, Paulo Júnior aproveitou jogada aérea e cabeceou com confiança para enlouquecer a torcida da Águia, que ousou provocar a equipe de Teresina apelidando-a de “Galinha Pintadinha”, deboche que ecoou nas arquibancadas do Tibério Nunes.
Com a vitória, o Cori-Sabbá se afasta do Z-2 e fica a três pontos de distância do Oeirense, clube que abre a chamada “zona da degola”. Já o River-PI estaciona na quarta colocação, com 11 pontos, mesma quantidade de Altos (3º) e Parnahyba (5º).
Próximos jogos – 10ª rodada
Altos x River-PI (Lindolfo Monteiro, 23/02, 20h)
Flamengo-PI x Oeirense (Lindolfo Monteiro, 26/02, 16h)
4 de Julho x Parnahyba (Arena Ytacoatiara, 27/02, 9h)
Fluminense-PI x Cori-Sabbá (Lindolfo Monteiro, 03/03, 18h)