De acordo com o órgão, rios da bacia do Parnaíba registraram elevação devido às chuvas do final de semana
O boletim hidrológico divulgado na manhã desta segunda-feira (7) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontou uma elevação no rível dos rios na bacia do Parnaíba, em especial os rios Poti, Marataoan, Parnaíba e Longá.
Segundo o órgão, devido às intensas chuvas nos últimos dois dias, o rio Poti registrou um volume de 85 mm e atingiu a cota de 8,62 m. A previsão do CPRM é de que, nas próximas horas, o nível alcance o patamar de 9,5 m, superando a cota de alerta em 50 cm e ficando 50 cm abaixo da cota de inundação.
Já o rio Marataoan, em Barras, que no sábado (5) havia apresentado nível de 3,96 m, ou seja, 26 cm da cota de alerta (3,70 m), teve seu volume diminuído e agora registra um valor de 3,90 m, que deve se estabilizar ao longo do dia.
“Tendo em vista o quadro de elevação do nível do rio Poti em Teresina e a continuidade do nível em situação de alerta do rio Marataoan em Barras, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas”, afirmou o CPRM.
O rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 5,99 m. Nas próximas horas, deve atingir valores em torno de 6,01 m e, portanto, permanecer em cota de atenção.
Por sua vez, o rio Parnaíba apresenta diferentes valores em cinco cidades. Em Floriano e Barão de Grajaú (MA), o nível atual é de 4,21 m, abaixo da cota de atenção. É previsto que o nível chegue em torno de 3,74 m, continuando em situação de normalidade.
Em Teresina e Timon (MA), o nível é de 4,07 m, também abaixo da cota de atenção e em situação de normalidade. O CPRM prevê a elevação da cota para valores em torno de 4,21 m.
Com relação à Luzilândia, a cota atual é de 4,38 m, com valor de previsão para as próximas horas de 4,47 m, 47 cm acima da cota de atenção (4 m).
Com informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)